24 de mar de 2011 • por Mariana Ribeiro
A nova TAG do blog “Pessoas que me inspiram” é autoexplicativa! Buscarei através de pequenas entrevistas mostrar um pouco da vida e do trabalho das pessoas que eu tenho como referência nas mais diversas áreas.

Iniciam-se os trabalhos com a talentosa fotógrafa Ana Correa. A Ana é irmã de uma super amiga minha de infância e desde que eu a conheço ela tem esse lado de gostar de fotos, tanto que a primeira máquina digital que eu vi foi a da Ana! Faz tempo, mas lembro disso até hoje: todas reunidas tirando fotos e correndo para ver como ficou... Bom isso não mudou muito!

A Ana é especialista em fotos para casamento, e até o mais duro dos corações se derrete ao ver suas fotos. É incrível como ela consegue captar o momento exato, o melhor ângulo, o olhar...

É um prazer mostrar o trabalho dela no blog, tenho certeza que vocês irão amar!

Entrevista com Ana Correa


Ana, conte um pouco de como surgiu o seu interesse pela sua profissão
Quando morei no Canadá em 2004 foi que a paixão pela fotografia despertou dentro de mim. Mas nunca imaginei que um dia viraria profissão. Todos falavam que eu tinha um “dom”, ou que minhas fotos caseiras eram lindas, mas eu nunca dava muita bola. Trabalhava há 7 anos com hotelaria, estava me formando e “certa” do que eu queria pra mim. Até que o mundo passou a conspirar, e eu fui conhecendo fotógrafos, chegando mais perto desse mundo da fotografia profissional que sempre foi distante pra mim, e a paixão foi ficando cada vez mais forte, até eu largar a hotelaria em 2008 e me dedicar totalmente a fotografia.

Para você, qual é a melhor parte do seu trabalho e qual o seu tipo de ensaio favorito?
Tem várias “melhores partes”. Mas confesso que a falta de rotina, poder estar sempre em lugares diferentes, viajar, estar com pessoas diferentes, vivendo um momento maravilhoso, com muito amor e romance é fantástico. Poder fotografar pessoas felizes é muito bom. Além de poder emprestar meu olhar para a historia de vida das pessoas, registrar algo que vai ficar para sempre na memória das pessoas... Eu vivo junto com elas, me emociono junto. Por isso que AMO meu trabalho, acho que não poderia ser mais feliz.
Todos os ensaios são especiais pra mim, acho que muito vai do clima do casal e o quão dispostos eles estão para as fotos, e o quanto eles se doam para aquele momento. Tento sempre passar um clima de brincadeira, porque tem que ser divertido. Eu só consigo registrar o que os casais são na vida real. Gosto disso, da realidade. Do olhar sincero, do carinho de verdade, do abraço apertado, do beijo molhado sabe? Claro que também é de nossa responsabilidade conseguir trazer a tona isso do casal..

Eu acompanhei no seu blog que você recentemente foi premiada pelo ISPWP. Explique o que isso significa e qual a importância do prêmio em sua carreira?
O ISPWP é uma associação Internacional de Fotografia de casamento, que premia a cada 4 meses 20 fotos em cada categoria, 100% fotos de casamento. Só existem 40 brasileiros que fazem parte dessa associação, e eu sempre sonhava em um dia fazer parte (porque para você entrar, é preciso ter uma aprovação de 95% dos membros brasileiros, seu currículo é avaliado pelos próprios colegas). Só por isso já é uma honra. Ainda mais ganhar uma foto! A minha ficou em 4º lugar na categoria “Decisive Moment” (4ª lugar de 20) , e isso foi muito importante. Eu sempre olhava e admirava os fotógrafos em cada concurso, e não imaginei que um dia teria uma foto minha lá. Estar entre essas associações funciona além de tudo como um Certificado de Qualidade Mundial entre os fotógrafos de casamento.
Foto premiada

Para muitas mulheres o dia do casamento é o dia mais importante de suas vidas. Como é lidar com toda essa responsabilidade de reproduzir as emoções desse dia? Pra mim é tudo tão natural. Na hora vem uma segurança, acho que do próprio instinto e feeling mesmo, que fico super tranquila. Quanto mais tranquila, melhor vou conseguir fotografar, mais a vontade vou me sentir, e consequentemente o trabalho final também será melhor.

Como é o seu look de trabalho?
Na grande maioria das vezes eu não consigo fugir do tradicional pretinho! Trabalho com calça e colete preto, e tento alternar a camisa com outras cores (marrom, douradinho, branco..). Claro que se for um casamento na praia, não irei de preto total. Mas no último sábado fotografei na beira da praia e usei um vestido longuete e sapatilhas. O mais importante é se sentir confortável, porque nós fotógrafos nos movimentamos muito, e o casamento geralmente duram muitas e muitas horas.

Falando em look, eu e muitas outras meninas que lêem e tem blog adoramos fazer fotos de “look do dia”, onde fotografamos, com a ajuda do “automático” ou de alguma amiga, a roupa que estamos usando. Qual sua dica para que fotos como essas tenham um diferencial?
Tentem se posicionar um pouco abaixo da linha dos olhos, pegando mais a pessoa de baixo para cima, e usando o máximo a luz do dia! Ajuda muito porque os flashs de câmeras compactas as vezes não são suficientes para iluminar todo o corpo!

Qual a dica que você daria para quem está interessado em entrar no ramo de fotografia?
Interesse, muita dedicação, prepara-se para muito trabalho duro, como muitas vezes deixar de estar com sua família e amigos aos finais de semana, e sempre ouvir seu instinto e acreditar no que o seu coração diz.

Se não fosse fotógrafa seria...
Muito menos feliz!



Contatos:

Ana Corrêa - Wedding Photography / Fotografia de Casamento
ISPWP | WPJA Member
WEB: www.anacorrea.com.br
BLOG: www.anacorrea.com.br/blog
+55 (48) 3035-1979 / (48) 8406-0994
Twitter.com/anacorrea1
Florianópolis - SC
Email: fotografa@anacorrea.com.br

Marcadores: , , , ,




a blogueira
Mariana • 30 • Florianópolis. Mais?




facebook



pesquise aqui



categorias
Moda
DIY
Achados
Decoração
Trips
Pets
Atividade Física
Delicinhas
Links Legais
Beleza
Nerds
Dicas
Inspiração
Diário da Mari
Outras coisinhas

instagram



parceiros

Anuncie aqui


arquivos




disclaimer

Blog da Mari - 2014
Todas as postagens aqui contidas são de autoria de Mari Ribeiro, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato no e-mail.


créditos

Design e codificação por


From scratch, with ♥
Powered by Blogger.