27 de nov de 2013 • por Mariana Ribeiro
_DSC00522_DSC00522

Tapioca é o novo vício lá de casa! A primeira vez que comi foi no nordeste e era recheada com carne de sol e macaxeira #saudades e nem lembrava mais da existência da tapioca na vida!

Até que começou a pipocar na timeline do meu insta váááárias meninas fazendo, e muitas em versões mais simples do que a toda cheia de ~ziriguiduns~ da feirinha de Porto Seguro. Conversei com a minha nutri (que liberou, moderadamente e com recheios mais leves) e mandei brasa!

O mais legal da tapioca é que é uma massa super neutra, então vai bem com tudo: doces, salgados e invenções fits! Vamos ao que interessa: como fazer uma tapioca de responsa!

Eu uso a goma de tapioca já hidratada, essa é só colocar na frigideira! Eu comprei a minha da marca “Gostinho da Paraíba” no supermercado Angeloni, e custou R$ 9,55 um pacote de 500gr. Há quem diga que é só ir molhando o polvilho doce até dar liga de goma, mas eu não me arrisco e compro essa que já vem pronta.

_DSC00702

Para fazer é só peneirar, com a ajuda de uma colher, a goma na frigideira. Eu utilizo uma frigideira antiaderente e não é preciso untar nem virar. Para uma tapioca pequena, do dia a dia, eu uso uma frigideira menor 2 colheres de sopa. Quando é para uma refeição ou sobremesa eu faço maior e com cerca de 4 colheres. O segredo é cobrir bem a frigideira para que os cantos não fiquem sem a farinha e não quebrem.
Depois de colocar toda a farinha peneirada eu ligo o fogo baixo e deixo por uns 45 segundos... ai coloco o recheio na metade, dobro e deixou mais um minuto, aproximadamente.

c

Recheio
Aqui é só soltar a imaginação. Vou dar algumas dicas de sabores que já fiz e foram super aprovados:
  • Banana com doce de leite e leite condensado por cima (essas da foto fiz de sobremesa em uma janta e foi um sucesso);
  • Peito de peru picado com creme de ricota, parmesão e orégano;
  • Peito de peru e tomate;
  • Ovo mexido e chia;
  • Cottage e geleia de morango;
  • Banana e mel…
3
avental com lema da vida!
E ai, quem curte e quem se arrisca?


Marcadores: , , , ,




a blogueira


Mariana • 29 • Florianópolis. Mais?




facebook



pesquise aqui



categorias
Moda
DIY
Achados
Decoração
Trips
Pets
Atividade Física
Delicinhas
Links Legais
Beleza
Nerds
Dicas
Inspiração
Diário da Mari
Outras coisinhas

instagram



parceiros

Anuncie aqui


arquivos




disclaimer

Blog da Mari - 2014
Todas as postagens aqui contidas são de autoria de Mari Ribeiro, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato no e-mail.


créditos

Design e codificação por


From scratch, with ♥
Powered by Blogger.