12 de mai de 2014 • por Mariana Ribeiro
O inverno vem chegando e com ele os casacos, as massas, sopas caprichadas, preguiça de se exercitar no frio… Tudo isso pode levar o nosso famoso “Projeto Verão” por água a baixo, concordam?

E como tentar fazer diferente e manter um projeto para o ‘ano todo’? Já que estou nesse dilema também pedi para a super nutri Maiara Lima (já tem outro post dela aqui) compartilhar algumas dicas de como se manter em forma nesse inverno, vem ver:

blog da mari como manter a forma no inverno

"A alimentação no inverno se torna a sempre a mais desafiante do ano! Muitos relatam que sentem mais fome, outros buscam a comida para se aquecer, outros comentam que é pelo fato de não existir nada além da comida como evento social, afinal com frio, as atividades ao livre ficam prejudicadas!

Como fazer então para manter grande parte das conquistas adquiridas ao longo de 6 meses de esforço??
É fundamental reconhecer que o efeito sanfona – presente na maioria dos pacientes atendidos – é muito prejudicial para nosso corpo. Toda vez que nos esforçamos por alcançar um novo peso, e voltamos para a estaca zero fazemos nosso organismo responder negativamente a uma nova tentativa de peso.
Então a chave para se manter em forma no inverno poderia ser resumida em simples escolhas do dia a dia que farão os próximos 3 meses de inverno passar muito bem, sem sofrimentos nem privações! Que tal experimentar fazer diferente dessa vez?

1♥ Ok, concordo com você! Inverno pede comida capaz de nos aquecer!! Mas existe uma grande e significativa diferença entre se aquecer com sopa de legumes e com sopa à base de creme de leite, sopa de pacotinho pronta, bacon e qualquer outra coisa que não tenha como base LEGUMES in natura. Para evitar que isso ocorra prepare suas sopas com base de legumes (abobrinha, chuchu, cenoura, abobora, temperos verdes, vagem, ervilha, lentilha, grão de bico e carnes magras como frango, peixe, siri, etc). As sopas podem entrar como ótimas opções de baixa caloria para almoço e jantar, promover muita saciedade, além de contribuir para nossa hidratação (que no inverno fica prejudicada).   
*dica extra*: misture gengibre ralado, pimenta, curcumina na sopa para dar aquele gostinho de especiaria e ainda transformá-la em uma preparação que poderá acelerar nosso metabolismo!!
blog da mari como manter a forma no inverno 2


2♥ Mantenha o consumo de frutas preferencialmente in natura. É comum observar que no inverno as pessoas tenham necessidade de aquecer seus alimentos, e a fruta não ficaria fora dessa. Porém, quando as frutas são aquecidas tornamos seu carboidrato mais disponível para absorção, e essa estratégia pode colaborar para o aumento do peso de maneira gradual. Além do consumo das frutas que costuma reduzir, a hidratação fica também prejudicada. Manter um consumo médio de 2-3 litros de água por dia pode favorecer a manutenção da massa muscular e ainda contribuir com a manutenção do percentual de gordura alcançado!
*dica extra* pessoas que sentem percepção maior de fome no inverno geralmente são as mais desidratadas! Hidrate-se mais nesse inverno e observe como será mais fácil controlar sua ingestão alimentar.
blog da mari como manter a forma no inverno 3   

3♥ O consumo de bebidas adoçadas no inverno como café e chás podem aumentar ainda mais o apetite por doces. Não se engane pensando que o uso de adoçantes seria menos prejudicial. Evite simplesmente o hábito de adoçar e observe melhoras significativas na compulsão alimentar que costuma acompanhar os dias frios de inverno!!
blog da mari como manter a forma no inverno 4


4♥   Sim, muitas vezes a preguiça é maior do que sua força de vontade!! Mas não fique parado e não deixe o desânimo tomar conta de você! A manutenção da prática regular da atividade física tem a capacidade de ajudar na regulação do apetite bem como no auxílio para redução da ansiedade e compulsão alimentar! Os pacientes que mantém o nível de atividade física constante são os que mais conseguem manter suas conquistas de educação alimentar e composição corporal com maior facilidade!   
0c5cfa8cd9e2d215c11e06c9fd989802


5♥  Nos finais de semana quando for sair para comer aquela pizza quentinha, para amenizar o estrago que tal pedir aquelas que contenham maiores quantidades de vegetais, e se limitar a apenas 1 taça de vinho? O consumo excessivo da bebida alcoólica estimula o ganho de peso de maneira muito intensa no inverno. MODERAÇÃO essa é a palavra chave!

Com essas dicas já será possível conquistar novos resultados e manter as vitórias do verão. Não siga dando 1 passo para frente e 3 para trás a cada estação. Vamos fazer diferente não só dessa vez. Conquiste hábitos alimentares! Eles sim são duradouros!

BOM INVERNO DE BOAS ESCOLHAS ALIMENTARES E MUITO EXERCÍCIO!   

blog da mari maiara nutricionista
♥ Infos: Maiara Lima é nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com experiência em nutrição esportiva, emagrecimento e reeducação alimentar familiar e empresarial. O trabalho visa construir hábitos alimentares saudáveis e corretos para o estilo de vida ou para a modalidade esportiva escolhida pelo paciente, oferecendo recursos nutricionais e pedagógicos para que possa conquistar seus objetivos sem retornar a posição inicial do acompanhamento. Contato: (48) 9993-2533 mahmcdl@gmail.com

imagens pinterest

assinaturamariribeiro

Marcadores: , , ,




a blogueira
Mariana • 30 • Florianópolis. Mais?




facebook



pesquise aqui



categorias
Moda
DIY
Achados
Decoração
Trips
Pets
Atividade Física
Delicinhas
Links Legais
Beleza
Nerds
Dicas
Inspiração
Diário da Mari
Outras coisinhas

instagram



parceiros

Anuncie aqui


arquivos




disclaimer

Blog da Mari - 2014
Todas as postagens aqui contidas são de autoria de Mari Ribeiro, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato no e-mail.


créditos

Design e codificação por


From scratch, with ♥
Powered by Blogger.