14 de out de 2014 • por Mariana Ribeiro
O Mountain Do é um evento esportivo organizado pela Sports Do e visa integrar a natureza, alegria e desafio. A prova da Lagoa da Conceição é uma das mais tradicionais do circuito que também contempla lugares como Deserto do Atacama e Fernando de Noronha, por exemplo. (quero muito participar dessas outras edições!)

md


♥♥♥ A PREPARAÇÃO ♥♥♥
Então, com a equipe montada desde fevereiro, entre treinos de reconhecimento, lesões e recuperação tudo parecia meio distante... mas enfim chegou a prova mais esperada do ano “MD Lagoa 2014”. Na manhã de sábado (11.10) mais de mil atletas se reuniram para participar dessa prova de 73 km. 

Os corredores poderiam participar da categoria Insane, onde o atleta faz todo o percurso ~forever alone~, dupla, quarteto ou octeto. Ano passado fui de octeto (tem post aqui!) e nesse me aventurei no quarteto. E que baita aventura!
Uma prova desse nível exige logística, alimentação correta, roupas e acessórios apropriados (Guuuu obrigada por todos presentes #valeumozão ;P ).

Tive a sorte de ter uma equipe formada por amigas e nos demos muito bem, tanto no dia da prova (importante!) como em todas as reuniões/jantinhas/treinos de preparo. Nosso quarteto ainda contou com um super apoio da nossa amiga e corredora Kika. 
Kika, fica aqui meu agradecimento público a você amiga! Você foi nosso quinto elemento fundamental <3

fr10

Toda a preparação da prova foi feita pelo Fabiano Braun, da minha assessoria de corrida Floripa Runners, onde foi realizado treinos em todos os 8 trechos! A estratégia alimentar ficou por conta da mega competente nutri Maiara Lima, que cortou meu doce de leite, mas mesmo assim eu adoro ela ;) Os ajustes nos cambitos feitos pela fisio/mãe Fernanda Ávila e o fortalecimento muscular pela equipe da Top One Club. Sou muito feliz em ter os melhores parceiros que pedi a Nossa Senhora da Corrida.
Vamos aos detalhes da prova?


♥♥♥ O KIT ♥♥♥

Kit de qualidade e padrão da prova... Eu participei ano passado e o kit foi o mesmo, alterando apenas as cores. Como já mencionei acho ele realmente muito bom, mas mudar um pouco de um ano para o outro acabaria ficando mais atrativo, levando em conta que muita gente se apaixona pela prova e acabando repetindo a dose, né? A noite rolou um coquetel e simpósio da prova passando informações aos participantes.


♥♥♥ A PROVA ♥♥♥
A largada da prova ocorreu em horários alternados: primeiro os Insanes, depois os demais atletas.. já o pessoal da Elite largou por último para não esperar muito os amigos depois né? Kkkkk
Largada feita, hora de encarar o desafio. Vejam o mapa do percurso:
mountain[4]
A prova é dividida em 8 trechos, sendo eles:
Trecho 1 – 10,7 Km Largada LIC - Lagoa da Conceição / Chegada Novo Campeche
Trecho 2 – 8,6 Km - Largada Novo Campeche/ Chegada Praia da Joaquina
Trecho 3 – 5.5 Km - Largada Praia da Joaquina/ Chegada Praia Mole
Trecho 4 – 7.6 Km - Largada Praia Mole / Chegada Cidade da Barra
Trecho 5 – 6.2 Km - Largada Cidade da Barra / Chegada Moçambique
Trecho 6 – 12.2 Km - Largada Moçambique / Chegada Vargem Grande
Trecho 7 – 9,8 Km - Largada Vargem Grande / Chegada Final da Costa da Lagoa
Trecho 8 – 12,4 Km - Largada Final da Costa da Lagoa / Chegada LIC - Lagoa da Conceição

Eu fiquei com o 1 (dos morros e dunas infinitas) e o 5 (do bosque da Bruxa de Blair e da areia movediça da Praia do Moçambique). Fiquei muito feliz em ter conseguido baixar meu tempo do trecho 5 em relação ao ano passado, mas ainda tem muito treino pela frente....
trechos md
imagens kika e Hermeto - Foco Radical

Todos os percursos apresentam uma peculiaridade e dificuldade específica. A prova tem terrenos muito variados (tem até que pegar barco) e exige mesmo uma preparação focada em corrida de montanha.


♥♥♥ DEPOIS DA CORRIDA♥♥♥
Todas as equipes chegam e são aplaudidas com a mesma animação dos vencedores, pois participar de um evento desses realmente contagia! (ahhh o amor é tanto que até rolou pedido de casamento na Tenda Floripa Runners!)

10670139_870645236279610_2294914708287398522_n

Na própria noite de sábado já teve uma confraternização do FR para repor as energia e relaxar depois da prova. Já no domingo rolou o almoço de confraternização (já incluso no valor da inscrição) e cada equipe recebe também um DVD com registros da prova, muito bem editado por sinal. Mais um ponto para a organização.


♥♥♥ O QUE MARCOU NESSA EDIÇÃO ♥♥♥
Esse ano aconteceu algo emocionante! Uma equipe formada por Policiais Militares realizou um projeto lindo de inclusão social por meio de esporte. Conversei com o tenente que teve a ideia do projeto (agora me falha o nome dele, sorry) e ele explicou da idealização do projeto em incluir e levar um pouco da alegria desse evento esportivo para uma criança especial. Eles pensaram e fizeram tudo, desde a cadeira de transporte, até os uniformes...Bom, os cliques do fotógrafo Hermeto falam por mim:
fotos hermeto


♥♥♥ UM POUCO MAIS DO MOUNTAIN DO ♥♥♥
O post já está quase tão longo quanto a prova, mas esse ano quis trazer também um pouco da percepção de outras pessoas que também participaram. Com vocês: Genir, Tais, Gustavo e Vinícius:


Tive a felicidade de esse ano fazer parte do quarteto campeão geral da prova. Essa grande vitória foi reflexo de mais de 6 meses de preparação, treinando forte e estudando o percurso. Comemorei com muita coca-cola esse troféu que vou levar para o Oeste. Agora falando um pouco sobre a prova, gostaria de enfatizar a grande alegria que é disputar um evento como esse, ainda mais com a Floripa Runners que preza muito pela parceria e o respeito mútuo, onde todos se ajudam para alcançar os objetivos e qualidade de vida.  - Genir Rodrigues, 33 anos, Campeão Geral do Mountain do 2014. 

 


Minha estréia em provas de corrida foi exatamente em uma prova do Mountain Do (em 2010 no Costão do Santinho) e foi ai que surgiu minha paixão por essa prova de revezamento! Entretanto o da Lagoa, por ser uma prova maior e em nosso cartão postal, sempre traz uma energia e atmosfera diferentes, onde revemos muitos amigos e conhecemos gente nova.
Este ano participei de um quarteto misto, fizemos em 2 casais muito amigos, afinal temos muito em comum. Nossa meta ousada era baixar de 7h de prova. A logística deu certo, o dia foi lindo, corremos e cuidamos um do outro, cada um conseguiu buscar o seu melhor e fizemos uma excelente prova, 7h12min e a 14a colocação entre 174 equipes. Ficamos em 6a na categoria, excelente para nós!
Já estou ansiosa pela prova de 2015, quando estaremos novamente presentes para toda essa maratona!
O Mountain Do Lagoa da Conceição é mesmo contagiante!!!
Beijos e muitos km de felicidade! - Tais A. A. Almeida, 30 anos, Atleta da Sprint Assessoria Esportiva, Fisioterapeuta Santé Studio Pilates



Mountain Do da Lagoa é a melhor prova que já disputei. Disputei não, DESFRUTEI... É uma corrida trail, passando por bosques, dunas, trilhas, morro acima, ribanceira abaixo... tem de TUDO! Passa por lugares lindos que nem imaginamos que existem. Sabe aquela saudade que o cara tem das olimpíadas do colégio?! Lá tu matas! Parece olimpíadas, é incrível.
É uma preparação de 06 meses, realizando treinos específicos nos trechos da prova, organizados pelo nosso grande mestre FABIANO BRAUN, coordenador técnico da família Floripa Runners.
Ano passado fiz em octeto, ficando responsável pelo desafio do trecho 07, trajeto iniciado no Campo do Lili (Vargem Grande) encerrando na Costa da Lagoa. Esse ano foi diferente, montei um quarteto com meus grandes amigos James, Paulo, Somália e com o Pérez, nosso motora. Foi um desafio GIGANTE, pois fazer 2 trechos é complicado, ainda mais pra mim que não tenho muita disciplina nos treinos. Meu outro trecho foi o 3, da Joaquina até a Praia Mole!
Bom, não tenho palavras pra definir tamanha alegria de encarar esse desafio com meus amigos da vida toda, afinal são quase 25 anos de amizade. Ano que vem faremos novamente, mas com um cuidado maior nos meus treinos...  - Gustavo Souza, 30 anos, assessor jurídico e namorado da blogueira.
 
 

O montain do da lagoa é uma prova espetacular, uma das únicas oportunidades que temos de correr em equipe e isso é muito bacana. É o terceiro ano que participo da prova, pela segunda vez em dupla, com meu parceiro Vitor Muller. Esse ano acumulamos algumas provas longas no calendário e isso prejudicou um pouco a minha preparação. Fiquei duas vezes consecutivas com dor de garganta e tive que diminuir os treinos pra tratar.
Mas para essa prova vale tudo, cenário espetacular, no terreno de casa, treinamos o ano todo nessas trilhas e conhecemos todas. No dia da prova o tempo estava meio estranho e no meio do dia o sol castigou a gente, muito calor fez o nosso ritmo diminuir bastante, mas mesmo assim a diversão é garantida, com a nossa super equipe Floripa Runners. Fechamos a prova em 9h23 minutos, melhorei em mais de 30 minutos meus tempos do ano anterior. Felicidade de dever cumprido é uma sensação espetacular. Muito obrigado ao nosso treinador Fabiano Braun que nos proporciona esses momentos espetaculares e ao meu super amigo e parceiro de longa data Vitor. Ano que vem tem mais. – Vinícius Nunes, 33 anos, publicitário e louco por corrida.


Acho que deu para passar um pouco do espírito da prova, né? Espero que tenham gostado do post e agradeço muito todos que toparam dar seu depoimento aqui e a todos os parceiros.
Beijos, Mari.
assinaturamariribeiro




Marcadores: , , ,




a blogueira


Mariana • 29 • Florianópolis. Mais?




facebook



pesquise aqui



categorias
Moda
DIY
Achados
Decoração
Trips
Pets
Atividade Física
Delicinhas
Links Legais
Beleza
Nerds
Dicas
Inspiração
Diário da Mari
Outras coisinhas

instagram



parceiros

Anuncie aqui


arquivos




disclaimer

Blog da Mari - 2014
Todas as postagens aqui contidas são de autoria de Mari Ribeiro, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato no e-mail.


créditos

Design e codificação por


From scratch, with ♥
Powered by Blogger.